top of page

A mente

O subtema "A Mente" tem como objetivo geral compreender as capacidades mentais do ser humano. Para isso são abordados os processos cognitivos, emocionais e conativos.

SÍNTESE DO CAPITULO
GUIÃO DO FILME "IRIS"

Guião de exploração do filme "Iris"

(14/03/16)

Quais os primeiros sintomas da doença de Alzheimer que Iris evidencia?

O primeiro sintoma da doença de Alzheimer que Iris demonstra é a repetição de frases sejam estas ditas por outra pessoa ou por ela, por exemplo, quando Iris e o seu marido estavam no café esta disse-lhe que ele precisava de comprar roupa nova, o que por si só não tem nada de mal, mas pouco tempo depois Iris repete aquilo que tinha dito anteriormente.

Com o decorrer do filme são percetíveis outros sintomas como por exemplo o facto de ela já não conseguir raciocinar da mesma forma o que faz com que atrase cada vez mais o acabamento do livro que andava a escrever.

Para além do comprometimento da memória, procura identificar no comportamento da protagonista outros sinais da demência como afasia e agnosia.

A afasia é a incapacidade de comunicar os pensamentos próprios por expressões verbais coerentes, ou seja, é uma perturbação da organização da linguagem, esta perturbação é percetível no filme quando ela não consegue expressar-se, não conseguindo ter um discurso correto nem coerente (quando queria acabar de escrever o seu livro).

A agnosia é a incapacidade de interpretar dados sensoriais, isto é, perda da capacidade de reconhecer e de identificar objetos conhecidos, esta incapacidade é percetível no filme quando Iris vai fazer um exame em que tem de dizer o nome daquilo que está representado nas imagens que está a visualizar e quando aparece a imagem de uma colher esta em vez de dizer qual o nome do objeto acaba por dizer a sua função pois não consegue lembrar-se do nome.

Descreve alterações na personalidade da paciente.

Ao longo do filme é possível identificar alterações na personalidade de Iris, existem momentos que entra em completo mutismo (transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações) e parece que não compreende as coisas ao seu redor, e também momentos de muita irritabilidade. Iris tem também delírios onde confunde presente com passado e chama por pessoas que já estão mortas.

 A paciente não consegue realizar tarefas quotidianas. Identifica-as.

A paciente não consegue realizar tarefas simples como vestir-se, ler, manter a casa arrumada, tomar banho, comer e tratar de si própria.

Como interpretar o papel de John Bayley enquanto cuidador?

Enquanto cuidador, John Bayley trata de Iris com muito amor, cuidado e paciência. No início, John não queria acreditar no que estava a acontecer a Iris, estava ainda numa fase de negação, convencendo-se a ele próprio de que a alteração do comportamento de Iris não era nada de mais.

Apesar da negação à medida que os seus sintomas se desenvolviam, John começa a ganhar uma maior preocupação ao ponto de sentir necessidade de recorrer a ajuda profissional. Concluindo, John é muito bom cuidador, pois Iris é uma preocupação constante e John tenta ao máximo mantê-la em segurança, ficando sempre com ela.

John tentou realizar um tratamento através de leituras, e tentou incentivar Iris a escrever novamente, o que foi inútil, pois a doença já estava numa fase avançada.

John tentou ao máximo cuidar dela mas foi complicado pois a doença acaba por não destruir apenas Iris como também o seu marido. Quando a doença já afeta completamente a vida social e profissional da paciente, o marido decide interná-la numa clínica especializada em idosos com doenças. E é la que ela morre.

Ilusões percetivas

Ilusões percetivas
i5
i1
i2
i3
i4
bottom of page