Cultura
No subtema da Cultura estudamos o papel dos ambientes, o papel dos significados e a diversidade humana no processo de tornar-se humano.
Guião do filme "O menino selvagem"
(4/12/15)
Descreve e explica o modo de locomoção da criança quando é encontrada, bem como os progressos que registou.
Quando a criança foi encontrada esta deslocava-se apoiada tanto nos membros inferiores como nos membros superiores (comportamento irregular nos humanos).
Ao decorrer do filme é observável a passagem de locomoção quadrupede para locomoção bípede. Isto ocorre devido a estímulos por parte do doutor que está a estudar a criança, que consistem na prática de situações como subir escadas apoiado apenas nos membros inferiores ou quando o doutor colocou Victor em cima de uma mesa e o obrigou a andar normalmente e a manter uma posição ereta.
Com o desenvolvimento do filme é possível observar que a criança já apresenta uma locomoção normal, no entanto, quando esta brinca volta a deslocar-se sobre os quatro membros.
Regista o processo de adaptação ao meio social: à alimentação, às regras de higiene, à utilização da roupa, ao contacto social com as outras pessoas.
Relativamente à alimentação, a Madame Guérin (ama do rapaz), tenta ensinar Victor a comer, colocando uma colher na mão do rapaz e fazendo o movimento que leva a sopa à boca, posteriormente larga a colher e espera que ele repita o movimento, no entanto, o rapaz pega no prato de sopa e leva-o à boca.
Quanto à utilização da roupa Victor depara-se com a sensação de frio quando se encontra sem nada vestido, vê na roupa uma maneira de se aquecer e tenta vesti-la, sem muito sucesso, no princípio, colocou ambas as pernas onde devia colocar apenas uma, no entanto, apercebe-se de que está errado e coloca-as devidamente.
No princípio do filme, o rapaz não tinha qualquer contacto social com as outras pessoas, e tinha por vezes comportamentos violentos para com estas quando elas se tentavam aproximar. No entanto, com o decorrer do filme, é possível observar que este já apresenta a capacidade de se relacionar com os outros bem desenvolvida e consegue integrar-se.

Descreve os progressos e dificuldades de Victor no desenvolvimento da concentração, na emissão de palavras, e no desempenho de tarefas.
Quando o doutor começa a testar as capacidades do menino selvagem é percetível a sua falta de atenção quando deparado com uma tarefa, no entanto, com o desenrolar do filme após a prática de inúmeras tarefas é possível observar que Victor consegue prestar atenção às tarefas.
Victor apresenta grande dificuldade na emissão de palavras, consegue emitir apenas uma “lait” (leite em francês) isto para pedir leite.
Quanto ao desempenho de tarefas é possível observar o rapaz a realizar algumas simples como por exemplo preparar a mesa para refeições.
Descreve e comenta as relações de afetividade que Victor progressivamente exprime.
Com o decorrer do filme Victor estabelece relações afetivas tanto com o professor como com a sua ama, e isso fica bem explicito quando este pega na mão destes e coloca na sua face. Esta ação demonstra a necessidade de afeto e contacto físico presente nos seres humanos.
Descreve o momento em que Victor pode ser considerado um sujeito moral, condição que confirma o seu estatuto de ser humano.
O momento mais marcante e que confirma o estatuto de ser humano de Victor, é o momento em que o professor deste o castiga injustamente, perante esta situação injusta e sabendo que não tinha feito mal algum, a criança fica revoltada e frustrada, demonstrando o seu desagrado perante tal monstruosidade. Victor pode então ser considerado um sujeito moral pois apresenta a capacidade de perceber o que é correto e o que é errado.
